Dicas para Ler e Interpretar Textos em Inglês


"Ler é um processo de constante adivinhação (guessing)e o que você leva para o texto é tão importante quanto o que você encontra nele."

Esse encontro que você tem com o texto pode ser resumido da seguinte forma:

Estudo de LAYOUT e DICAS TIPOGRÁFICAS: título, subtítulo, ilustrações, tabelas, gráficos etc.

PREDIÇÃO: levantamento das hipóteses a respeito do conteúdo do texto, analisando o título, por exemplo. 

SKIMMING do texto: Confirmação ou revisão das hipóteses levantadas.

SCANNING: segunda leitura mais detalhada para obtenção de informações específicas.

Você já deve ter percebido como o contexto é importante para ajudá-lo a descobrir o significado das palavras desconhecidas. Provavelmente você já deve ter usado essa estratégia de leitura várias vezes ao ler textos em Português. Procure transferi-la para situações de leitura em Inglês. Você perceberá que isso facilitará a compreensão dos textos em Inglês.

Leia o texto abaixo:

Problema na clamba

Naquele dia, depois de plomar, fui ver drão o Zé queria ou não ir comigo à clamba. Pensei e achei melhor grulhar para ele. Fui até o dadalhão, mas na hora de rancear a ficha, vi o Zé passando com a golipesta. Então, me dei conta de que ele já tinha outro programa. Então, resolvi ir notode. Até chegar na clamba, tudo bem. Estacionei o xulpinho bem nacinho, pus a chave no bolso e desci correndo para aproveitar ao chinta aquele sol gostoso e o mar pli sulapante. Não parecia haver um glapo na clamba. Tirei os grispes, pus a bangoula. Estava pli quieto ali que até me saltipou. Mas esqueci logo as saltipações no prazer de nadar notode, inclusive tirei a bangoula para ficar mais à vontade. Não sei quanto tempo fiquei nadando, siltanto, corristando, até estopando no mar. Foi no tode depois, na hora de voltar à clamba, que vi que nem os grispes nem a bangoula estavam mais onde eu tinha deixado.
Que fazer?...

Fonte: Reading package 1, Cepril/PUC – SP. Por Mike Scott.

Com base na leitura do texto “Problema na Clamba”, tente responder:

1. Que problema teve o narrador e personagem principal do texto?
2. Onde ocorreu o fato narrado?
3. Você conseguiu entender o significado de palavras como “clamba”, “saltipações”, “notode” e outras, que aparecem no texto? Faça uma lista dessas palavras e coloque na frente o(s) possível(is) sentidos.
4. Como você conseguiu entender o significado de tais palavras?
5. Teria sido possível criar significados para as mesmas se elas estivessem isoladas?
6. Que elemento foi decisivo na criação dos significados, no entendimento do texto?


Comentários

  1. Atenção: o exercício proposto na postagem é puramente reflexivo, podendo ter várias respostas diferentes. Portanto, não se preocupe com "certo" ou "errado". Tente fazer e dê o seu melhor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário