5 Princípios Para Aprender Inglês com Música


Você já parou para pensar como a música pode ser uma ferramenta incrível para se aprender várias coisas? Você já parou para observar a música não só como uma forma de entretenimento, mas também como uma excelente fonte de novas informações? Você já parou para pensar na música como um meio a ser explorado para aprender um idioma?
Aprender inglês com música envolve vários fatores que provavelmente você já conhece: ter dedicação, ter força de vontade, ter interesse, ser curioso, ter foco e treinar muito. Se você ama (e eu sei que ama!) música e deseja aprender inglês através dela, este pode ser o caminho certo para você também. Basta confiar nessas melhores práticas abaixo para aprender inglês com música:

1. Aprenda a ouvir primeiro

Uma das grandes vantagens que a música pode nos oferecer quando aprendemos através dela é que treinamos nossos ouvidos ao mesmo tempo que nosso cérebro processa sentimentos e “acorda” para lembrar palavras.
Toda vez que ouvimos uma música que gostamos, nós acionamos uma região do cérebro que está ligada à experiência do prazer, da mesma maneira como se comêssemos um chocolate ou tomássemos um sorvete.
Então, o ponto aqui é: sempre escolha uma música que você gosta e em primeiro lugar a ouça bastante e com atenção. Tente transcrevê-la em um caderno ou em seu próprio computador. Você terá que pausar a música ou voltar algumas partes às vezes para captar algumas palavras mais difíceis. Este processo é muito eficiente e te ajuda a aprender palavras novas, expressões e muito mais. Resumindo, você desenvolve o seu “listening” e o seu “writing” com algo que te dá prazer.

2. Leia a letra e faça anotações

Após ouvir alguma música que você gosta, leia a letra dessa música e faça uma lista com todas as palavras que você achar interessantes e anote também tudo o que te gerar dúvidas.

O ponto aqui é: com esta ação você treinará o seu “reading” e de quebra seu “writing” também ao mesmo tempo em que aguça sua curiosidade e aprende a não ter preguiça de pesquisar por novas informações quando se deparar com algo que você ainda não aprendeu.

3. Traduza a letra

Com a letra da música por perto e sem tradução, pegue seu dicionário ou utilize ferramentas online de tradução e comece a traduzi-la. Quando terminar, procure pela letra traduzida e compare com a tradução que você fez. Veja como você se saiu e não se preocupe muito se em algumas partes sua tradução não ficar tão boa. Prestando bastante atenção, aprendendo com os erros e treinando muito você conseguirá melhorar suas traduções.

4. Cante junto com a música

Depois disso tudo vem a melhor parte de todas: cante junto com a música e divirta-se. O ponto aqui é que ao cantar você treine seu “speaking”.

5. Repita o processo

Repita estes processos continuamente para tirar o máximo de proveito do que a música como ferramenta para aprendizagem de um idioma pode oferecer e divirta-se sempre.
E então, o que você acha de tentar colocar este método em prática agora mesmo?
Existem várias maneiras possíveis e totalmente válidas para se aprender inglês com algo que você goste muito. A única coisa que você precisa fazer é descobrir qual é o melhor caminho para você. Eu descobri que o melhor caminho para mim é a música. Pode ser o seu também. Ou pode não ser. Encontre você o seu caminho.
See you!
Exercise: Escolha uma letra de música em inglês e copie no seu caderno. Depois, aplique os princípios 2 e 3 do texto que você acabou de ler. 

Comentários

Postar um comentário